Páginas

segunda-feira, 10 de maio de 2010

Twitter: uma febre contagiante

Matéria feita para a disciplina de Produção de Mídia Impressa e Digital em RRPP:

Uma das redes sociais de comunicação mais utilizada atualmente, o Twitter, conta com a presença de inúmeras celebridades, tais como o escritor Paulo Coelho, humorista do Pânico na TV Sabrina Sato, a atriz Luana Piovani, apresentador do CQC Rafinha Bastos, a cantora Pitty. Eles usam deste meio para interação com seus fãs, é uma maneira de ficarem mais próximos. Vanessa Purper, Professora da Famecos, diz usar seu twitter para atingir os alunos de forma rápida e eficaz, coloca que o uso dessa ferramenta agrega informações importantes com rapidez e agilidade, ou seja, multiplicidade de informações. Também utiliza o twitter para obter informações.

Criado em março de 2006 por Evan Williams, Biz Stone e Jack Dorsey, é uma ferramenta gratuita, que pode ser utilizada por qualquer internauta sem precisar ser convidado, basta entrar no site, fazer o cadastro e em seguida começar a “seguir” (termo usado aos twitteiros). E o mais legal é que pode ser atualizado de qualquer lugar e acessado via celulares e smartphones.

O twitter hoje é muito procurado por ser um serviço prático para postar e receber mensagens de pessoas que fazem parte de uma mesma rede de contatos. Possibilita, assim, a postagem de tweets, ou como preferir chamar, mensagens, como: novidades, notícias, links interessantes, links de atalhos multimídias, coisas do cotidiano, acontecimentos, localização, conversas, qualquer coisa que venha à cabeça. Isso é o que desperta a curiosidade em usar e abusar desta ferramenta, pois é de uso pessoal e sem moderações, um meio de comunicação com inúmeras pessoas de diversos lugares. E o melhor é que não tem limite de “following/seguidores”, mas possui um limite de 140 caracteres, que é o suficiente, comparando-se à uma mensagem de celular. Ser objetivo, é o objetivo do twitter.

Nunca um "@" foi tão usado. Escrever uma mensagem diretamente a alguém é como escrever um e-mail: é necessário usar o “@” seguido do endereço do destinatário, criado pelo usuário (utilizado para enviar e receber mensagens). E a quantidade de RTs inesperados, conhecido pelos twitteiros por retweets, não é nada mais do que uma repetição de um tweet/post/mensagem já públicado, uma informação compartilhada a mais “seguidores”.

Uma das curiosidades do twiitter são as imagens usadas como identidade visual. O cantar entrecortado dos pássaros caracterizado por sons curtos, agitados e agudos, em inglês, é que dá significado ao nome “twitter”. Não é à toa que o simbolo principal é o pássaro. Já a imagem da baleia carregada por pássaros, representa uma sobrecarga em solicitações ao servidor, e a coruja, aparece em páginas suspensas/bloqueadas por spammers, como se fosse uma mensagem de “estamos de olho”.

Por:
Márcio Oliveira e Pâmela Stoduto

Nenhum comentário:

Postar um comentário