Páginas

quinta-feira, 1 de julho de 2010

Pressão no Fim do Semestre

Matéria elaborada para disciplina de Produção de Mídia Impressa e Digital em RRPP.
Um texto exatamente dentro do contexto que nós, universitários estamos vivendo. Dá uma olhada:
Há um fenômeno que acontece todos os anos, mais exatamente duas vezes por ano, com a maioria dos estudantes universitários: a proximidade do fim do semestre. Na verdade, a proximidade é um fato involuntário e óbvio, mas a pressão que existe por desconhecimento das notas finais e as poucas possibilidades de reabilitação antes de G2 é surpreendentemente estressante.
A cada seis meses um momento semelhante ao semestre anterior, mas único e gradualmente mais difícil à medida que vai se aproximando do fim do curso. Claro, esse sofrimento é evitável, mas qual o estudante que não gosta de trabalhar tendo a adrenalina de apresentar resultados em curto espaço de tempo e de maneira brilhante?! Olha, são poucos... Como nos ditos populares: “na crise que se cresce”, “nas desgraças é que se une”, etc.
Entre o descomprometimento e a responsabilidade há uma faixa de nervosos que estão com notas medianas, dependendo apenas de uma nota e não conseguem a tranqüilidade para atuar devido ao acúmulo de conteúdo e de provas/trabalhos nas últimas duas semanas. Muitas pesquisas apontam o “rush” do mercado de trabalho moderno como causador de problemas cardíacos e psicológicos. Concordo também, mas vale acrescentar esse pique acadêmico, pois hipertensão e perda de capacidade focal preocupam até os pendurados mais otimistas. Não é brincadeira, o número de indivíduos em situação adversa que passam mal, contraem doenças, alergias,... Impressiona.
Bem, fora o argumento do “bon vivant” e pretensioso desesperado, que joga contra a teoria de conspiração contra os “inocentes” alunos, algumas coisas são muito incomodas e precisam ser revistas pelas respectivas diretorias de faculdades, aonde quer que estejam. Eis as chagas da educação universitária: professores com planos de disciplina mal elaborados ou que demoram a divulgar as notas (em cima do laço!) no portal da universidade; falta de material de suporte de fácil compreensão para desesperados (tipo resumos... faz muita falta!) e poucas perspectivas para evitar a derradeira semana do tudo ou nada (semana do G2).
Alguns alunos que estão com as “calças na mão” em algumas cadeiras se prontificaram para expor as suas opiniões: “estou ‘super na pilha’, tensionado, com certeza é uma adrenalina sem igual, peguei três G2” comenta Márcio Oliveira; Marta Capitão (com duas G2 nas costas) contribui com: “’puts’, que ‘Merlim’! É ‘soda’ limonada”; já Rebeca Nogueira (2 G2) acrescenta que nessas horas quem lhe salva é... “Deus!”.
Como a Rebeca, rezo semestre por semestre que haja uma intervenção divina ou de algum santo docente que se compadeça dos abandonados a sorte que fazem promessas por uma nota graúda na média final. Pelo menos, dão um mês de férias estratégicas para recuperar as questões de saúde física e mental. Não dá nem pra cobrar insalubridade! Bem, desejo o que todos desejam nesse momento de compreensão mútua: boas provas!
Matéria de: Francisco Barros, estudante do 3º semestre de Relações Públicas.

2 comentários:

  1. É isso aí mesmo, pressão todo semestre.

    Cara, teu feed tá com problema, toda hora está atualizando e com o post com outro título. Ou isso é estratégica para atrair mais audiência?

    Mateus

    ResponderExcluir
  2. Retratou exatamente a situação dos universitários, a emoção de fechamento de semestre. ESpontâneo, sincero e divertido. Alina

    ResponderExcluir